Um blog por Dawton Valentim.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Enem, SISU e UECE


Alô Pensantes! Bem, demoramos para começar o expediente e provavelmente nenhum de nossos leitores habituais lerão esse post no dia de sua publicação e a culpa é mais minha, o tempo do lado de cá anda meio sufocado nesse fim de semestre. Mas, mesmo assim, estou mantendo nossa página no Facebook atualizada assim como nosso espaço no Tumblr, sem falar do Twitter, onde tenho ancorado um perfil pessoal e um de feed, onde você pode interagir diretamente comigo sugerindo pautas e pedir informações. [...]

Vamos falar de um dos nossos assuntos preferidos aqui no Blog? Isso mesmo, vamos falar de Enem e aproveitar o gancho para falar de SiSU e UECE, eita que hoje nós estamos bem estudantis... Bem, fazendo um balanço dessas inscrições do Enem vemos que o interesse pelo exame só aumenta no país, pode parecer óbvio, mas é um fator importante para percebermos que o exame está começando a recuperar um pouco do crédito perdido em tantos escândalos, sem falar que algumas universidades que não usavam a nota passarão a usá-la integralmente esse ano.
O exame nacional teve esse ano quase 276 mil inscrições a mais do que no ano passado, cerca de 500 mil a mais do que esperava o Ministério da Educação (MEC). Tradicionalmente o Sudeste manteve-se em primeiro em número de inscritos e o prazo de pagamento de quem não conseguiu isenção vai até o dia 20, quarta-feira próxima, fique atento. Ao longo do ano o Tal Pensante vai dando dicas de como se portar antes, durante e depois do ensaio para a vida.
Falando em Enem, não podemos deixar de lembrar que o SiSU (Sistema de Seleção Unificada), sistema criado pelo MEC para a oferta de vagas no Ensino Superior por instituições de todo o país, abriu seu prazo de inscrições da sua segunda edição de 2012 hoje. Já são mais de 220 mil inscritos na disputa de 30 mil vagas para o segundo semestre desse ano. Aqui, o Ceará está em segundo lugar na lista de estados mais procurados pelos inscritos, afinal somos referência em Ensino Superior. A lista de aprovados sai dia 25 de junho e a segunda lista está prevista para o dia 6 de julho. Você pode se inscrever usando o atalho que colocamos em nossa barra lateral e também acompanhar sua inscrição no Enem aqui do lado também. Para acessar o SiSU é necessário acessar sua inscrição do Enem de 2011, todas as instruções estão no sítio virtual do SiSU: http://sisualuno.mec.gov.br/.
E por fim, mas não menos importantes, falamos da UECE (Universidade Estadual do Ceará), a teimosa que até hoje ainda não acatou ao Enem, divulgou hoje em seu sítio virtual destinado ao Vestibular 2012 que não houve alteração no gabarito preliminar divulgado na segunda-feira 11 e que a lista de aptos a realizar a segunda fase do processo seletivo será divulgada amanhã. 19. 
Bem, acho que por ora está suficiente, pensamos mais depois? Então, pensemos!
Fontes: Universia e Ribeirão Preto Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei Pensante! Gostou do que leu acima? Não gostou? Sabia que uma das coias mais belas de um espaço como esse é a interação? Então, comente aqui embaixo digitando a sua mensagem e escolhendo uma das opções e poste seu comentário. Grato desde já...

Loading